quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cuzco - Machu Picchu




Machu Picchu


No último feriado resolvemos desbravar uma das 7 maravilhas do mundo moderno: Machu Picchu (em Quechua, língua original dos Incas, fala-se Machu Pikchu). Ao decidir o destino eu não sabia de fato o que me esperava, mas como sempre, mergulhei nas pesquisas.
Não adianta falar sobre Machu Pikchu sem mencionar a história do Império Inca (Tawantinsuyu em Quéchua). A mesma é fascinante! Foram 4 dias de leitura intensa e muito sightseeing (para quem interessar, eu li “A Brief History of the Incas – From Rise, Through Reign, to Ruin by Brien Foerster”. Comprei numa livraria em Cuzco mesmo, perto da Plaza D Armas).

Fala-se poeticamente que os primeiros Incas surgiram das águas da Lagoa Titicaca e que eram filhos do Rei Sol Inti e que vieram trazer nova ordem ao mundo tão caótico. Como não dá para reescrever o livro aqui, passarei pelos principais pontos. Os Incas tinham uma cultura pacífica de conquista por convencimento e lógica diante das vantagens que outros governantes teriam se juntando ao império (presentes de luxo, riquezas, educação, etc.). Só então quando isso não era possível que optavam por utilizar do seu forte poder militar. Dessas forma eles concretizavam sua grande expansão territorial. O Rei de Tawantisuyu era chamado de Sapa Inca ou filho do Sol, representado pelo ouro. Nada era mais importante do que o Sol para eles. Em seguida viria sua mulher, representante da Lua e com isso da Prata. Como era uma cultura principalmente agrícola, seus Deuses representavam Sol, Lua, Estrelas, que influenciavam diretamente na agricultura. E para esses Deuses eles construíam templos (Templo do Sol, da Lua, etc.). Ou seja, todas as construções de sítios arqueológicos em volta de Cuzco (eles construíam praticamente 1 a cada 12 milhas para que pudessem descansar nas suas longas jornadas) incluíam: áreas agrícola, templos, área da nobreza (líderes políticos, militares e religiosos, geralmente irmãos do Sapa Inca). Vale mencionar que eles eram grandes engenheiros e cientistas. Suas construções e a perfeição no encaixe das pedras os tornaram únicos. Na construção nobre, eles utilizavam de pedras com dureza próxima ao diamante e lapidavam perfeitamente. Não usavam argamassa para uní-las, apenas a perfeita lapidação. Como nessa região chovia muito, eles construíam as áreas agrícolas em terraços de diferentes níveis ou andares para que houvesse escoamento da água. Eles construíam suas vilas e/ou tambos (lugares de descanso) em montanhas ou no alto para não sofrer com inundações e eram engenhosos na construção de um sistema de estradas. Na ciência, eles faziam experimentos genéticos principalmente entre milho (eles chamam Maíze) e batatas. Nessa região eles cultivavam principalmente a quinua, o milho e algumas dentre os 2000 tipos de batata que existem somente no Peru (sendo que no mundo inteiro existem 5000 tipos). Cada qual cultivado em uma altura e solos diversos. Para transporte eles usavam lhamas, das quais também se aproveitava a lã (os nobres usavam mais Vicunha e Alpaca para esse propósito).

No auge da expansão Inca, esse império cobriu a região andina do Equador até o centro do Chile, mais de 3000 km de extensão. O fim do Império Inca surgiu com uma Guerra Civil entre 2 filhos do Sapa Inca Huayana Capac. Dessa briga pela sucessão saiu o novo Sapa Inca, Atahualpa mas com o império apresentando algumas fragilidades. Tais fragilidades permitiram que o espanhol Francisco Pizzaro e seus 150 homens e 30 cavalos capturassem Atahualpa. Este que apesar de ter um exercito de 80 mil homens, acreditou na bondade do espanhol e foi ao encontro de Pizzarro desarmado e com apenas 5 mil homens (vs. armas de fogo). Dessa forma, Atahualpa, capturado, prometeu encher uma sala de ouro e duas vezes isso em prata caso fosse libertado e com essa promessa os espanhóis devastaram essas terras, derreteram as joias e obras Incas em ouro e deixaram o que é hoje uma cidade pobre que vive do turismo de Machu Picchu e das histórias dos antepassados. Não preciso dizer que Atahuapa foi condenado à morte em 1533. Sem um forte líder, o império ruiu.

Imperadores incas
·       1350 – 1380 ~ Inca Roca
·       1380 – 1410 ~Yahuar Huacac
·       1410 – 1438 ~Tupac Inca Yupanuqui
·       1438 1471 ~ Pachacuti, (fundador de Tahuantinsuyu e responsável pela construção de Machu Picchu)
·       1471 1493 ~ Tupaq Inka Yupanki
·       1493 1527 ~ Huayna Capac
·       1527 ~ Ninan Cuyochi
·       1527 1532 ~ Huáscar
·       1532 1533 ~ Atahualpa
·       1533 1535 ~ Topa Huallpa (imperador-fantoche instalado pelos espanhóis)


Agora sabendo um pouco da história vamos aos detalhes turísticos e práticos do destino:

Voos: você pode voar de LAN (TAM) ou TACA direto de São Paulo para Lima.
Nos voos internos Lima à Cuzco, você pode optar por Lan Peru, Peruvian Airlines e/ou Star Peru (aviões menores e a mais barata).

Minha sugestão são 4 -5 dias de viagem dormindo em Cuzco a maioria dos dias, mas reservando 1 noite para dormir em Machu Picchu. Isso se conseguir vaga no único hotel de lá e se o seu budget permitir. Como essas cidades são muiittooo pobres, acho que não vale inventar muito, escolha lugares bons para dormir, beba água sempre de garrafa, não coma em qualquer lugar… e sempre negocie o preço antes de aceitar o serviço!! A moeda local é “Soles”.

CUSCO:
Plaza D'Armas

HOTÉIS:

Hotel Monastério: Calle Palacios 136 - Plazoleta Nazarenas, Cuzco – Peru (+51.84.24.1777/ 51.84.24.6983) – Vale a pena pegar o quarto com oxigênio. Custa Usd 50 a mais, mas você se sente incrível e nada nauseada com a altitude (Cuzco fica a 3300 m de altitude). Esse oxigênio extra, dizem, dura 15 horas no seu corpo.. sei lá, eu me senti super bem apesar do que meus amigos me falaram.. pode ter sido isso! O Hotel é maravilhoso!!! 5 estrelas! Lindo!! Da rede Orient Express, fica num monastério construído por volta de 1690 pelo Jesuítas (que tentavam impor sua religião sobre os incas). Super luxuoso, quartos grandes e ótimos... Souvenires L’occitane! Aceite o Chá de Coca que te oferecem na entrada, ajuda a se acostumar com a altitude. Café da manhã MUITO bom, o resto: almoço e jantar não são incríveis! Pode procurar outros lugares!




Ceviche


 
Inkaterra La Casona: Plaza Las Nazarenas 113, Cuzco
Não conheço, mas sei que é Relais& Chateaux. Pode ser uma boa opção tanto para comer como para se hospedar.

RESTAURANTES:

MAP CAFÉ – muito muito bom!!! Vale supperr a pena. Foi o lugar mais gostoso que comemos em Cuzco by far! Fica dentro do museu pré colombino e ha 20 passos do Hotel Monastério. Chic+ moderno! Eu comi uma sopa com cogumelos deliciosa.. e de sobremesa uma tortinha com sorbet de tangerina inacreditável! Vale mencionar que a culinária Cuzquenha é basicamente formada por MILHO (gigante) E BATATA! E apesar de ter ceviche nesses melhores restaurantes, ha 3.300 metros de altitude não é de se pensar tanto em peixe.
Acabei comendo muito no Hotel Monastério de tãao cansada, mas não vale tanto a pena. A cozinha é fina, mas a comida não é sensacional. Preferível repetir o MAP!


Outros que ouvi falar (não tive tempo de ir):

Cicciolina, Cuzco (tel. 084/239-510) – serve comida andina com estilo. Aproveitar o bar para tomar uns drinks.
Jack's Café Bar, Cuzco (tel. 084/806-960): repleto de ”gringos” animados. Café bem informal.
PROGRAMAS:
Cuzco
City Tour: É um passeio que dura uma tarde, e lhe leva às seguintes ruínas: Koricancha (Templo inca situado na cidade de Cuzco que foi parcialmente destruído para a construção de um mosteiro dominicano), Saqsaywaman, Kenko, Puka Pukara e Tambomachay. Vale a pena já deixar isso combinado e fazer no primeiro dia…

Vale Sagrado: Esse passeio dura o dia inteiro, e lhe leva ao Mercado de Pisác, ao Vale Sagrado e às Ruínas de Pisác, Ollantaytambo e Chinchero. Imperdível, mas cansativo! Tem que se preparar para subir muitas ruínas. Uma única observação é que esse passeio geralmente é organizado aos domingos, terças e quintas, por causa da feira de Pisác, que por sinal, é boa para comprar artesanato e souvenires. Você pode optar por um tour coletivo (que inclui passeio + almoço) ou um taxista Privado. Se ele não oferecer, peça para dar um pulinho no zoológico para ver umas Lhamas, Pumas e Condor – animais SUPER importantes pros incas. Vide fotos! Eles pegam esses animais doentes e cuidam deles. A entrada é grátis, mas eles pedem uma doação. Se estiver no Monastério, peça pelo motorista Olívio (fala-se o “v”com som de “b”). Ele é ótimo e tem um dos melhores carros da região. Chegando lá vocês vão entender o que isso significa..rsrs Ele cobra 250 soles pelo dia.
Não se esqueça de levar repelente, pois há muitos mosquitos borrachudos principalmente em Machu Picchu. Se você é alérgico, leve um antialérgico. É bom andar sempre com uma garrafinha de água e se for entre novembro e março é bom se preparar para uma possível chuva. As temperaturas variam bastante, os lugares mais altos (Cuzco e Ollantaytambo) são geralmente mais frios.

Vale Sagrado

Artesã

Chinchero


Ollantaytambo



Finally:

MACHU PICCHU (eu agora só falo Machu Pikchu)

Machu Picchu, ou “Velha Montanha” é o mais inteiro e completo desses sítios arqueológicos construído pelos incas dado o seu redescobrimento tardio que só ocorreu em 1911 por um professor de Yale, Hiram Bingham. Existem muitos mistérios em torno desse lugar e definitivamente MUITASS teorias.Uma delas é de que teria sido um lugar de descanso da nobreza, do Sapa Inca e da sua família. Outro que teria sido um lugar de segurança, por ser mais alto e afastado, outro que seria um lugar sagrado e por ai vai. Vale a pena dar uma lida sobre sua engenharia Hidráulica e de solo (mencionei um pouco no começo) e arquitetura perfeita. Toda a sua extensão é claramente dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, que é aquela onde viveram seus ocupantes e onde se desenvolviam as principais atividades civis e religiosas. As duas zonas estão separadas por um muro, um fosso e uma escadaria, elementos que correm paralelos pela face leste da montanha.


Formas de acesso:
Como meu tempo foi curto, eu optei pelo trem, mas pode-se fazer a caminhada que dura 4 dias pela trilha Inca com pernoites em acampamentos. Mesmo com o trem, você pega um taxi de Cuzco até Poroy (estação mais próxima que fica há 20 min), depois 03h50minhs de trem para chegar a Águas Calientes e por fim, um ônibus que sobe ate o Machu Picchu (mais uns 10 min). Vale cada minuto. Como não é trivial escolhemos o melhor trem, Hiram Bingham pois oferece Brunch, atração artística, é bem luxuoso, tem Guia e ônibus próprio e você ainda pode tomar um chá da tarde no Hotel de Machu Picchu também da rede Orient Express.. ou seja, isso acaba se tornando um programa. Mas como tudo que é bom, isso custa e não é baratinho.
TREM:
Pela Peru Rail, de Cuzco, você pode escolher 3 tipos: Vistadome (com vista panorâmica), Hiram Bingham (mais luxuoso e exclusivo da rede Orient Express) e Expedition (budget). Vale a pena dar uma olhada para ver o que faz mais sentido.
Você compra o ticket de ida e volta pelo próprio site.


Em Machu Picchu a minha sugestão é dormir uma noite no Sanctuary Lodge, para que você tenha tempo de subir no Huayna Picchu ou “Montanha jovem.” A vista é imperdível. É a montanha que tem vista para as ruínas. This is a steep climb but well worth the effort. Esta é uma subida íngreme, mas vale bem o esforço. The mountain is free to climb, but only 400 tickets are given out to do this each day. A montanha é livre para subir, mas apenas 400 bilhetes são dados para fazer isso a cada dia, ou seja, tem que comprar o bilhete assim que chegar e tem que chegar BEM cedo quando o parque abrir, às 7hs.

Não perder em Machu Picchu

·       A Casa da Guarda: Este é o local onde a foto clássica de Machu Picchu é tirada. Foto tipo Cartão Postal. Segundo o nosso guia, qualquer fotografo meia boca vira fotografo profissional em Machu Picchu. É um bom lugar para ver a "cara" nas rochas por trás das ruínas.

·        Templo do Sol é o local onde as cerimônias religiosas acontecima e vale bem pela visita.

·       O Palácio: Onde está o rei viveu uma das casas mais casa-como nas ruínas e tem o único banheiro privado no reino.

Muitas pessoas não vão à Porta do Sol por isso é uma ótima maneira de fugir das multidões que vão a Machu Picchu. A caminhada dura cerca de 45 minutos.

Não vendem nada dentro de Machu Picchu e não há banheiro. Tem que ver tudo isso antes.
Levar repelente!
LEVAR o passaporte e carimba-lo com carimbo especial do Machu Picchu bem na entrada!!
Tirar muitas fotos! Vale a pena!
Reservar um tempinho para meditar!!
No esquema Monastério + trem Hiram Bingham + Sanctuary com certeza da pra levar criança!! Elas vão amar e é cultura na veia!

Sanctuary Lodge Hotel: também da rede Orient Express
The Lodge: +51 84 984 816 956 Reservations: +511 610 8300
Amanhã tento colocar as fotos!! To totalmente em falta com o blog, mas trabalhando muito e sem tempo pra me dedicar!! Espero que gostem dessas dicas!


CURIOSIDADES:

Não deixe de experimentar as bebidas tradicionais do lugar: chicha morada (uma bebida meio rosa derivada do milho ou maize) e Inka Cola, o refrigerante com sabor Tutti -Frutti (mas acho que na realidade é de abacaxi). Nem preciso incluir o Chá de Coca, né?! Alias, se quiser comprar alguma coisa típica, tem um supermercadinho bem ali na Plaza d Armas.
A moeda local é chamada: Soles. Cada Sole vale hoje aprox 2.79. Vale a pena sempre checar antes de ir. La eles conseguem trocar dólares e Euros. Reais geralmente não.
PERU   
Mercado bancário:      
Compra  2,79 soles     
Venta   2,791 soles    
       

Puma  e    Condor    -     animais muito importantes para os Incas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

New In Town!

Três boas dicas para experimentar no final de semana:


Serafina: chegou!!! De NYC to SP!! Sucesso desde 1995 finalmente abre portas em SP. Destaque para suas massas artesanais. Chef, Ricardo Di Camargo,  passou pelo Pomodori e Paris 6 e passou uma temporada em NY para poder reproduzir o sucesso aqui. Tem que ir!
Al. Lorena 1705/ tel 3081-3702



Pecorino: restaurante de uns amigos que ficou lindo e uma delicia!! O Chef Andre Galante trabalhou com Alex Atala no Dalva e Dito, com a Banqueteira Neka, dentre outros. Comida super gostosa (experimente o penne ao limone com presunto de parma), ambiente intimista e acolhedor! Peça o vinho da casa de olhos fechados! Uma delícia. De entradinhas destaque pra lula frita, Salada Caprese (bela mozarela), torta de mascarpone com gorgonzola, hummm... Bem gostoso.
Al Joaquim Eugenio de Lima, 1.706
Garcia & Rodrigues: do Rio direto pro Shopping Villa Olímpia. Lugar super charmoso com uma porta de acesso em frente ao shopping. Lugar ideal pra tomar um café da manha ou lanche da tarde. Almocei e pedi um ravióli de queijo de cabra. Deixou a desejar pois a porção era mini e a conta não tão mini assim. O serviço por outro lado foi impecável, ainda mais que eu fui com uma semana de aberto (isso é raríssimo).
Rua Olimpíadas 360/ 3841-9420



Santo Grão Itaim: O tradicional bochicho da Oscar Freire se rendeu aos encantos do Itaim e conquistou a esquina da Jerônimo. Decoração super descontraída e linda, com um varandão no segundo piso e muitas mesas ao ar livre. A comida estava bem gostosa (comi um atum com purê e cogumelos, outros optaram pelas carnes), mas o serviço ainda esta meio perdidinho... Mas super recomendo num belo sábado ou domingo de sol! É ter um pouquinho de paciência no começo.
Rua Jerônimo da Veiga, 179/ 3071-3169

Bom final de semana!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MIAMI


See Miami

Extensão latina- compras -adorada por brasucas- sacolas e mais sacolas - terror dos manobristas e staff de hotel - mais compras – zero pretensão de ser chique – mas já melhorou muito – quente ou caliente –praias e mais piscinas de hotéis - animada – art deco –– Setai, W, Delano – badalada - Miami Beach – Bal Harbour – Aventura – carro só se for BRANCO – 30 mph - clichê – Orlando nearby – Wallgreens - Best buy- cenário perfeito -para um clipe de Black music – cubanos - nightlife - confusão no aeroporto - alfândega – eletrônicos - boas compras – mais perto do que NYC – 7% tax – sol em Key Biscayne – Lincoln Road – Piña Colada – Hot 105 FM - up-to-date- and - up - to-the-beathear M-I-A-M-I

E como não podia deixar de ser...abaixo algumas trendy tips que uma amiga me passou e eu que pude conferir no calorão de julho.. enjoy!
 
RESTAURANTES:

Asian Fusion, super badalados:

Hakkasan: no Fontainebleau
4441 Collins Avenue/ Phone: (786) 276-1388

Mr. Chow: no W Hotel – very cool!
2201 Collins Avenue, Miami Beach/ Phone: 305 695 -1695

Asia de Cuba: no Mondrian Hotel
1100 West Avenue, Miami Beach/ Phone: 305 514-1940

Outros beemm legais:

Azul (Super bom!! Fica no hotel Mandarin. International Cuisine)
500 Brickell Key Drive/ Phone:305 534-9600

Il Gabbiano (mesmo do IL Mulino NY – badalado!!)
335 S. Biscayne Blvd/ Phone: 305 373-0063

Nobu – amo! Caro!
Shore Club, 1907 Collins Ave ate 20th St./ Phone: 305 695 3232

Barton G: jantar. Super gostosinho, gente bonita, música animada e comida bem inventiva! Adorei. Tem que ir. Meio caro, mas vale a pena. Os pratos são super diferentes e enfeitados. Especialidade são os peixes e os drinks!!!
1427 West Avenue

Casa Tua – comida italiana boa. Vale pelo ambiente. Tem uma varanda linda... com mesas e luz de vela. Gente bonita! Caro.
1700 James Avenue/ Phone: (305) 673-0973

Nikki Beach: suuuper animado principalmente aos domingos. Gostoso pra almoçar e ficar até a noite... ou entao chegar um pouco mais tarde para Drinks. MUITO ANIMADO!! Musica alta e mulheres dançando.
1 Ocean Drive, Miami Beach - (786) 515-1130

Carpaccio, no Bal Harbour: Italianinho muito gostoso e complementar as comprinhas. Gente bonita! Sábado a noite é lotado e impossível!

Joe’s Stone Crab: Best Seafood
South Beach 11 Washington Ave. (bet. 1st St. & S. Pointe Dr.) Miami Beach, FL/ Tel: 305-673-0365

Prime 112: (try Soy marinated Seabass ou Aged Beef. Melhor Carne!! Ambiente muito gostoso! Não deixar de comer o Dulce de Leche Bread Pudding. Muito, muito bom!)
112 Ocean Drive at 1st St/ Phone:

Cheesecake Factory (always, always!!): não é trendy, hype..ou alta gastronomia.. mas amooo!! Melhor cheesecake ever! Os pratos são enormes!!
19501 Biscayne Blvd, Miami / Phone: 305 792 9696 ou
3015 Grabd Avenue, Coconut Grove
(tem tambem no Sawgrass!!)



SHOP IN MIAMI

Aventura Mall (um dos maiores Shoppings com todas as tradicionais lojas americanas. Incluindo Macys, Nordstrom, Barneys, Gap, Banana, Abercrombie, Apple, Forever XXI, Michael Kors)
19501 Biscayne Blvd, Miami, FL, United States‎ - (305) 917-4007‎

Para calça jeans tem loja da Seven, Diesel e True Religion no Aventura que sempre tem os modelos mais novos (geralmente são os mais caros também)

For “Fast Fashion”a Forever XXI do Aventura é ótima (em julho 10 ela estava fechada para reforma/ expansão)

Gilly Hicks – loja de underwear da Hollister e Abercrombie! Muito bom para comprar Sutiã. Peça para fazer o fitting e saber seu tamanho. Obs: se você levar uma nota de alguma compra da Hollister tem mais 30% de desconto em toda a compra! (detalhe é que mesmo sem o desconto as coisas ja são mto baratas) Tem loja da Hollister no aventura também então passa la para comprar qualquer coisinha antes só para ter os 30 % de desconto!

Esmaltes OPI / Redken/ Bed Head– no Aventura tem um cabelereiro dentro da JC Penney que vende esses produtos @ ótimos preços (fica perto da saída do shopping) (Especificamente os esmaltes são meio dificeis de encontrar, não vende em nenhuma dessas lojas tipo walgreens, target etc), lá tem mas não tem uma megaaaaaa variede de cores. Se vc já conhece as cores que gosta sugiro comprar pelo site da Amazon que é praticamente a metade do preço e manda entregar!

Bed Bath & Beyond – tem varias por toda Miami. Tem tudo para casa, dá vontade de levar tudo! Desde mil acessórios para cozinha até os edredons mais incríveis!

Bed Bath & Beyond
19205 Biscayne Boulevard, Aventura, FL, United States‎ - (305) 935-6244‎
24 North Miami Avenue, Miami, FL, United States‎ - (305) 374-1016‎

Para as mega viciada em cremes, shampoos, protetor solar e afins aqui vai uma dica: apesar da Wallgreens ser a mais “ comum” para comprar essas coisas, é a mais cara de todas! Os melhores lugares para comprar são Target e Bed Bath (tem uma mega sessão desse tipo de coisa)

Target
14075 Biscayne Blvd, North Miami Bch, FL, United States‎ - (305) 944-5341‎
6701 Northwest 7th Street, Miami, FL, United States‎ - (786) 388-2407‎

Sawgrass Mills: (shopping/ outlet gigantesco. La você encontra algumas grifes mas que não tem muiita coisa, a melhor é a Burberry e lojas como Banana, Gap, Polo muito baratas!! A Polo baby é incrível! Tem Target, Nike, etc.)
12801 West Sunrise Boulevard, Sunrise, FL, United States‎ - (954) 838-0045‎

Zegna outlet e Ferragamo do Sawgrass - para roupa de homem tem algumas opões.

Para regatinhas básicas nada como a Gap e Banana do Sawgrass!

Na Saks Off do Sawgrass vende calça jeans ( Seven, Diesel, etc beeeeeem mais barato, tipo uns 120 dolares) mas são sempre os modelos da coleção passada...

Se precisar comprar mala tem uma Samsonite no Sawgrass que é o melhor lugar. Além de sempre ter promoção do tipo compra uma e a segunda tem 50% de desconto

Bal Harbour
9700 Collins Avenue, Bal Harbour, FL, United States‎ - (305) 864-1801‎

Neimann Marcus do Bal Harbour é ótima pra comprar calça jeans. As vezes tem promoção e tem boa variedade de modelos também.

Intermix – mil marcas! Mtooo boa.
A do Bal Harbour é ótima!
634 Collins Avenue, Miami Beach, FL, United States‎ - (305) 531-5910‎

Para eletrônicos sem dúvida a Best Buy é a melhor opção..
Mas se quer comprar laptop, por exemplo, dificilmente o que você vê na internet tem em estoque na loja. Melhor pedir pela internet ou fazer aquele esquema de “store pick up” que funciona super bem!

Best Buy
21035 Biscayne Blvd, Aventura
Tel: (305) 933-9025

Williams Sonoma Home
1035 Lincoln Road, Miami Beach/ Phone: 786 276-9945

Lincoln Road Shopping District (compras à ceu aberto, com varios restaurantezinhos.. bem agradável).

Lá poderá encontrar: Macys, uma Banana Republic grande e ótima, loja da Nespresso, GNC, Gap, BCBG, Victoria Secret, dentre outras..)

http://www.miami.com/shopping-guide-lincoln-road-article

All Saints!!!
910 Lincoln Road, Miami Beach, FL, United States‎ - (786) 517-8180‎!

Merrick Park (outro shopping, uma espécie de Bal Harbour mais moderno)
4310 Ponce De Leon Boulevard, Coral Gables, FL, United States‎ - (786) 999-1313‎

Miami Design District (Tem Kartell, Driarde e muitas outras lojas de móveis)
120 Northeast 40th St., Miami, FL, United States – (305) 573-9400

Mais para o sul (lado oposto ao aventura) há outros 2 Shoppings bons: o Dadeland e o The Falls.

Dadeland Mall
7535 Dadeland Mall
Miami, FL 33156-7875, Estados Unidos
(305) 665-6227

The Falls Mall
8888 Southwest 136th Street
Kendall, FL 33176, United States

Dicas:

Antes de viajar, se tiver interesse em comprar vestidos de festa ou algum item eletrônico específico ou até mesmo produto de cabelo, a minha sugestão é comprar na internet.

Para vestidos de festa:
http://www.shopstyle.com/ (uma espécie de buscapé da moda)

http://www.bluefly.com/

http://www.yoox.com/tskay/3FD17CD7/isoCode/US

** em ambas você consegue pagar com cartão de crédito brasileiro!

Para eletrônicos:
http://www.bestbuy.com/
http://www.amazon.com/

Esmaltes OPI, por exemplo, ou cremes para cabelo, poderá comprar na Amazon também!

Links:

http://miami.retailguide.com/

O de restaurantes é :

http://miami.diningguide.net/

http://www.frommers.com/destinations/miami/17_inddin.html#ixzz0swBfHmnt

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Chile - acabei de chegar!!!


SANTIAGO




Hotéis:



Grand Hyatt Santiago (Luxury classics, quarto moderno – ótima localização)
Av.
Kennedy #4601
Santiago 756-0994 CHILE
Hotel Phone Number: 56 2 950 1234
Hotel FAX Number: 56 2 950 3155
Hotel E-Mail:
santiagogrand@hyatte-concierge.com               








Ritz Carlton Santiago (Luxury Classics)
Calle El Alcalde No. 15, Las Condes, Santiago Chile  
Phone:  56-2 4708500   Fax:  56-2-470 8501

W Santiago (TRENDY !!!)
Isidora Goyenechea 3000
Santiago, Chile
Phone: (56) (2) 770 0000

Marriott Hotel (melhor custo benefício)
Av. Presidente Kennedy 5741
Santiago, Chile
Phone: 56 2 426-2000
Fax: 56 2 426 2001


Restaurantes

-Osaka (relativamente novo em Santiago! Ja falei dele em Buenos Aires! Adorroo!! Tem que ir. Very trendy!! Fica no W Hotel! Asian Fusion!)
Isidora Goyenechea 3000. Tem que reservar!!

-Da Carla (toda vez acabo comendo lá.. Adoro. Italiano super tradicional e gostoso. Fica numa travessa da rua das Grifes e por isso da pra fazer tudo a pé no mesmo dia)
Tel: 206 0892. Nueva Costanera 3673, Vitacura Estacionamiento con Valet Parking



-Matsuri (Japonês do Hotel Hyatt – dos mais badalado)
Av. Kennedy #4601

-Astrid y Gastón (Cozinha peruana! Considerado melhor restaurante de santiago em 2008 pelo Guia Culinária! Bem caro! Seu restaurante irmão é o La Mar que abriu em SP e tem ótimo Ceviche. La o La Mar fica na Nueva Costanera, 3922)
Antonio Bellet 201 Santiago, Chile - (0)2 650 9125


-Puerto Fuy (pode reservar online! http://www.puertofuy.cl/)
Nueva Costanera 3969, Vitacura- Santiago
Tel: 56-2 208 89 08

-Nolita (cozinha Nova Yorkina – Italiana. Destaque: ravióli de ricotta com molho de cogumelo e os clássicos com frutos do Mar)
Av Isidora Goyenechea 3456, Santiago
Tel: 56-2 232-6114

-Ox (a concierge me indicou dessa vez, mas não fui.. vou da proxima vez pra experimentar! Me falaram que as carnes são deliciosas!)
Avenida Nueva Costanera, 3960 tel 799 026

-Bar Liguria – lugar cheio de locais, very Kitschy, bohemian, preço razoável e boa comida Chilena!!
Luis Thayer Ojeda 019, Santiago ou Av. Providencia 1373, Santiago


Passeios

Shopping Parque Arauco  – fica ao lado do Hyatt e Marriott - Av. Kennedy Nº5413, Las   Condes

Shopping Las Condes - Vitacura

Calles Alonso de Córdova (rua super bonita, arborizada, com as melhores Grifes!!) e Nueva Costañera com otimos restaurantes.


Vinhos

-El Mundo del Vino –  tem no Shopping Parque Arauco e alto Las Condes. Ótimo! Não tem todos os vinhos, mas embalam super bem para despachar!
Boulevard Parque Arauco Local 379
Las Condes, Santiago
(56-2) 580 3548

-       Top Wines: Alma Viva, Don Melchior
-       Vinhos que valem a pena comprar: Di Martino Camenere, Carmen, Lapostolle

Obs: uma das melhores cartas de vinho esta no restaurante do Hotel Ritz

Obs2: não ha limitação em termos de vinho trazidos do Chile para o Brasil. Pode trazer quantos vinhos quiser. A maior limitação é o limite de bagagem imposta pelas Cias aéreas: 23kg por passageiro (a depender do nível do seu programa de fidelidade, poderá levar mais. É bom consultar isso antes)


Outras informações relevantes:

Para o Chile você poderá embarcar com carteira de identidade. O passaporte não é necessário, mas eles não aceitam carteira de habilitação (CNH).

A relação do Usd x o peso chileno fica fácil se você dividir o valor em pesos por 1.000 e multiplicar por 2, ou seja, 100.000 pesos chilenos = aprox. 200 Usd.

O valor médio do taxi na saída do aeroporto é 18.000 pesos ou aprox. Usd 36,00 (exatamente Usd 34.00). É bom chegar lá já sabendo disso.

Algumas grifes que poderá encontrar na Alonso de Cordova são: Louis Vitton, Salvatore Ferragamo, Armani Exchange.

Curiosidade: o Bairro onde poderá ver prédios comerciais super modernos, próximo ao Nolita e W Hotel é chamado de ”Sanhattan”!

Melhor companhia para viajar para Santiago é a Lan Chile.. a fila da TAM é quilométricaaa (vide foto! Um absurdo)!!!











PORTILLO
Portillo é super concorrido. Melhor esquema para quem não conseguir direto pelo hotel é tentar pela agência Ski Brasil
www.skibrasil.com.br

Para transfer direto com o Hotel (a taxa de conversão é a do cartão de crédito e não a da agência: rodrigo@skiportillo.com
Portillo fica a aprox. 2hrs de Santiago!

Eu não conhecia Portillo. Fui esse ano e aqui estão minhas impressões:
O hotel é ótimo, pequeno mas tem tudo: quarto bom, banheiro bom, academia, calefação ótima, SPA (melhor massagista: Carmen e depois a Cecilia), piscina aquecida (mas não coberta), bar, restaurante, discoteque, cinema, neve ótima, e SERVIÇO IMPECÁVEL. A grande maioria dos funcionários trabalha lá ha mais de 20 anos. O maitre esta ha 40 anos, a professora de esqui Nena (excelente) trabalha ha 20 temporadas, a massagista Carmen, ha 32 anos ou seja, clima muito familiar, eles passam a te reconhecer, o cara que te entrega as botas de esqui ja grava o seu numero no segundo dia, o garçom já grava que você gosta de salada no terceiro, as mulheres que fazem arrumação no quarto perguntam no corredor se você precisa de algo e te levam chocolate mais a noite. Enfim, isso é a parte mais gostosa, junto com a comida!! O lounge, parece lounge de uma casa grande, também, com tantas famílias hospedadas que voltam todos os anos não é difícil. O garçom chega e abraça aquela criança que já está tão acostumada com ele...muito aconchegante.  Então no meio de todo esse clima qual o defeito?! É um hotel só!! Isso significa que são pouquíssimas pistas (sei que o forte lá é o fora de pista, mas mesmo assim.. achei pouca estrutura, quando não neva muito não tem tanto fora de pista, etc..). Repeti todas as pistas quase todos os dias, incluindo as pretas. Para conhecimento, gosto de cada dia ir para uma pista diferente, uma montanha diferente e isso simplesmente não é possível. Além disso, senti falta de um outro restaurante para variar um pouco, ou um outro lugar pra ir. Meu conselho é: se vai a Portillo vai com um grupo grande para ter bastante ocupação pós-esqui, bastante papo, nem que seja só para beber com os amigos ou então leve crianças, lá eles programam várias atividades para elas. Outra dica fundamental: pegar uma professora mesmo que não precise para ela te levar nos foras de pista, fazer Heli skiing se conseguir... e LEVAR UM NOTEBOOK, NETBOOK ou IPAD!! Tem wireless em todo o hotel e isso realmente faz a diferença. O que me salvou foi o meu Ipad!! Ah! Porque me esqueci de falar: não ha televisão nos quartos! Ou seja, para crianças viciadas isso é ótimo, mas por outro lado te tira uma boa diversão. Com o Ipad baixei todos os meus seriados e coloquei todos em dia!! Muito bom para descansar com certeza! Voltaria principalmente pelo pessoal de lá! 

lounge

Seguidores