quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Italy!

Esse é o meu primeiro Post e acho que ele não poderia ser mais especial. O que poderá ser mais especial do que falar sobre a Italia em um blog voltado para "Food, Fun & Fashion." Poucos lugares traduzem isso tão bem.

Bom, minha viagem começou em "Milano"...terra 100% fashion. Algumas pessoas não veem muita graça ou não compreendem o que ela tem para mostrar. Eu amei Milão! Amei as Vias Montenapoleone, Manzoni, Della Spiga, Sant'Andrea, ou melhor, todo o quadrilátero da moda! O Duomo é uma das catedrais mais lindas que já vi com sua arquitetura gótica! Ao lado a Galleria Vittorio Emanuele, primeiro shopping do Mundo, tambem fascina. E fica tudo pertinho! Em seguida ja temos o Teatro Alla Scala com sua famosa platéia em formato de ferradura... Mas sabe do que eu mais gostei?? Dos Milaneses.. todos lindos, bem arrumados, charmosos, caminhando e enchendo as ruas da cidade. Uma cidade super vibrante!
Alias, não sei se posso falar isso. Como poderia preterir algo à sua gastronomia!!

Primeira noite, jantar no Il Luogo di Aimo e Nadia (2 estrelas no Guia Michelin)! Marraavvilhoso!! Destaque para a entrada de Fois Gras.. one of the best! Outro destaque é o Faizão e o Gambiere al Frutto della passione! As sobremesas de darem agua na boca e os petit fours.. humm Foram todos super simpáticos, incluindo o Aimo! Banheiro inteligente, obras de arte na parede e de resto tudo muito simples e encantador! Tem que ir! (Via Montecuccoli 6/ Tel: +39 02 416 886)

Como fizemos um "pit stop" em Val D'Isere para esquiar, volto para a Italia por Florença onde continuamos com nossa orgia gastronômica.

Firenze, berço do renascimento, cidade que abriga cerca de 40% de todo o acervo artístico da Itália. Fizemos os passeios clássicos: Duomo, quarta maior catedral do mundo, toda revestida de mármore e repleta de obras renascentistas; . Battistero feito para os pagãos que nao podiam entrar em igrejas sem serem batizados; Piazza della Signoria principal praça de Firenze, um museus a céu aberto cercado de esculturas; Ponte Vecchio, constuida em 1345 para a família Medici atravessar e nao se mistrurar com o povo. Ela liga O Palazzo Pitti, antiga residência dos Medici, à Galleria Degli Uffizi (Uffizi = Office), que abriga obras de Rafael, telas de Boticelli. Na realidade a historia do Palazzo Pitti é curiosa: ele foi construído por Luca Pitti, banqueiro, que queria ostentar sua fortuna e superar o poder dos Medici. Ele chegou a beira da falencia com essa construção e teve que vende-la aos Medici. Nesse Palazzo, vale a pena visitar o Appartameni Reali e viajar no tempo dos aposentos e Galleria dei Costume com roupas do seculo XVIII. Nao consegui, mas fiquei com vontade de visitar a Casa Buonarroti, antiga residência de Michelangelo, com seus desenhos e preciosidades e no Museu Ferragamo e seus 10.000 pares de Sapatos em pleno palazzo medieval. Alias, Firenze é a terra dos Ferragamo.

Ah! Um detalhe sobre Florença: quase todos os museus fecham às segundas-feiras! Mas não fique triste, voce poderá visitar os outlets que cercam essa cidade (ficam a meia hora.. pertinho):

Space Outlet - PRADA: é numa fábrica da Prada e tem bastante coisa! Muitas bolsas, sapatos, casacos, até roupa de esqui. Pra homem também é otimo, com Cashmere, casacos, cintos, sapatos, etc... (SS 69 - Lavanella, Montevarchi - Arezzo 52025) Fica aberto ate as 19:30hs
THE MALL: Zegna, Gucci, Pucci, Tods, Ferragamo, Burberry dentre outras marcas. Como tem bastante loja, vale super a pena e da pra fazer no mesmo dia do Space! (Via Europa 8, Leccio - Regello, Florence 50060) Fica aberto ate as 19hs.

Ainda sobre Florença: Vale destacar que foi o lugar que comi melhor na minha vida!!! Vamos la.. vai ser longo:

CIBRÈO: estava receosa de ir nesse restaurante, peguei a indicação no guia Zagat e pensei que talvez fosse só pra turista. Com turista ou não, foi tuuddo de bom!!!! Chegamos e tinha uma pequena fila, mas que demorou o tempo para todos serem acomodados. Sentados e após alguns minutos, eis que o funcionário do restaurante senta em nossa mesa (nao sei se o chamo de metre pelo seu jeito informal, mas também nao era garçom.. enfim). Literalmente! Ai ele começa a nos falar todos os pratos, e pra quem não sabe, na Italia são muitos: entradas, primeiro prato (que geralmente é uma massa), segundo prato, Fromages (queijos) e sobremesa. Bom, resultado: pedimos um suflê de queijo com ragú e parmesão e uma polenta com parmesão. Sensacionáis! Nesse caso vou descrever todos os pratos pois foram todos destaques!!! De segundo prato, pedimos almondegas com legumes e eu pedi um Pombo com frutas e purê de batata. Isso mesmo, você leu certo: Pombo! Não tenho palavras para descrever o sabor dessa carne com o doce da fruta e complementado pelo purê! Por fim, esse mesmo funcionário acho que nos adorou acho que porque eu ficava repetindo com o meu "Portuliano": "Muito buono, muitissimo buono", ele nos trouxe 4 sobremesas. Verdadeiro destaque pro merengue com creme de castanha!!! De comer de joelhos!Para acompanhar bebemos um Brunello di Montalcino San Paolo 2004 que estava bem gostoso! Depooiss vou entrar no detalhe dos vinhos! Tem que ir, tem que ir!!! (Via del Verracchio 8R/ tel: + 39 055 2341100)

CANTINA DELLA GIOSTRA: antes de sairmos do hotel, o concierge nos falou: "Voce irá conhecer o Prince, uma figura com pulseiras até o cotovelo"... Bom fomos a essa trattoria, afinal estamos na Italia!! Para variar (rs) fomos surpreendidos positivamente! Assim que chegamos conhecemos o "Prince" que pretende levar essa comida italiana por geraçoes e por ter esse "reinado"tem esse nome. No cardápio: "In Food we Trust".. Mas nem sei para que o cardápio. Ele veio e nos falou todo o menu num timbre de voz "hard to understand". Ah! Ele também é famoso por dizer coisas como: "Call me brother". Acho que ja deu pra entender. Bom, eis o que pedimos e nao me arrependi: uma salada caprese (com os tomates mais frescos, quase doces, que ja comi) e Presunto Pata Negra.. humm (alias, todo o antepasto estava incrível). Pedimos de UNICO prato (pelo amor de Deus, aqui os pratos sao enormes!) Raviole de Pecorino com pera e Penne com Blue Cheese e Pistache. Nada sofisticado, eu sei.. mas estava uma DELICIA!!! Sobremesa: Tiramissu! Um classico! Vinho: Poggio Rosso Chianti Classico Reserva 2001 que estava otimo! (Via Borgo Pinti 12R/ tel: + 39 055 241341)

ENOTECA NAZIONALE DI GIORGIO PINCHIORRI, chamado geralmente apenas por Enoteca Pinchiorri. 3 estrelas no Guia Michelin! Experiencia Inacreditável! Melhor restaurante que ja fui ate hoje!!! Não sei nem como começar a descrever. Um amigo me recomendou falando a mesma coisa.. Bom, "let me begin from the beginning": chegamos e alguem veio nos buscar na porta e nos levar até a mesa.. No caminho, todos os garçons, funcionários paravam para nos dar "Buona Sera, Buona Sera, Buona Sera". Parecia cena tirada de um filme, todos com os braços para traz nos recepcionando. Eis que chegamos a mesa, o metre nos trouxe o Cardápio: ecolhemos o menu degustação, junto com a degustação de vinhos.. Ja que estavamos na chuva, tinhamos que nos molhar.. Achei que talvez o lugar fosse meio fresco pra mim.. sei la.. eis que as comidas começaram a chegar, que o vinho começou a chegar... que começamos a conversar com o Sommelier (Toto, que trabalha la ha mais de 30 anos e fala isso com um orgulho invejável, do mesmo jeito que fala dos 5.000 mil rotulos, de sua Enoteca completíssima.. ) .. Enfim, nao da para escrever aqui todos os pratos.. vou entediar voces. Estou anexando o menu completo.. No final, fomos conhecer a famosa Adega... e o Toto corria para me chamar a cada nova sala com suas preciosidades, todos os seus vinhos e caixas de Sassicaias, Petrus, Lafites, Romanee Contis... ) Tudo Surreal.. Pra completar, ganhamos um vinho assinado (os homens) e uma caixa de doces (as mulheres). Nao tem como descrever... IMPERDÍVEL e também CARÍSSIMO, mas para quem aprecia, vale cada centavo!! (Via Ghibellina 87/ tel: + 39 055 242757). Ah! Esse restaurante tem que reservar bem antes pois não é tão facil de conseguir!

Outro ssuuuper destaque foi o Hotel que ficamos: Hotel Lugarno, da família Ferragamo. Lindo, Classico, serviço otimo, Concierge super simpático... fica na beira do Rio Arno, com vista para a Ponte Vecchio e ainda conta com o restaurante maravilhoso!