quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Wine Tour



De Firenze partimos de carro no sentido Montalcino, queríamos um programa diferente pela Toscana. Destino: Castello Banfi. (Eu havia tentado reservar outras vinícolas, como Poggio Antico, mas como era inverno algumas estavam fechadas.).

Montalcino é uma comuna da região da Toscana, província de Siena que se estende por uma área de aproximadamente 240 km2. É de lá que saem os famosos e conceituados vinhos Italianos Brunello di Montalcino e Rosso di Montalcino. Dado que fomos conhecer um dos maiores produtores de Brunello, vou concentrar neste. O Brunello é feito da uva Sangiovese e junto com o Barolo é dos vinhos Italianos dotados de maior longevidade.

Chegamos ao Castello Banfi ou Poggio Alle Mura. Um Castello lindo, antigo e muito bem preservado que fica dentro de uma área de 7000 hectares, entre 2 montanhas que permitem clima mais ameno, entre 2 rios que formam um subsolo mais úmido pra armazenagem do vinho. Lá encontram-se Castelo e Fabrica. Foi lá no Castelo que fomos recebidos com um vinho branco de produção própria e levados ao restaurante. Restaurante simples, porém elegante e com uma comida bem agradável. Destaque pro Papardelle com Funghi Porcini e Trufas negras e de sobremesa o Creme Brulee. Para acompanhar Brunello de Montalcino, produção própria, 2004.

Apos o almoço, um rápido tour pelo Museu de Vidro (o dono do Castello tinha uma enorme coleção de copos, garrafas e com isso eles contam a historia do vidro e das garrafas de vinho, como eram feitas e transportadas). Ao final, fomos a fabrica Banfi com seus enormes barris de carvalho ouvir um pouco mais sobre a produção. É super interessante! Saber um pouco da história, da colheita, das melhores Safras, da diferença pros Reserva, qual o tempo do processo. Enfim, foi tudo muito legal. (I 53024 Montalcino SI / tel: + 39 0577 877514)
Seguem algumas fotos...







Na fábrica...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores