quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Roma



Chegamos a ROMA. Tenho que confessar que Roma me cansa um pouco pela quantidade de turistas e pelo seu caos. Por outro lado tem gente que adora, pois acha que ela traduz o espírito italiano e a alegria de viver bem. Eu não conseguiria viver bem com tanto turista. Ainda assim entendo a sua importância com um cenário tão rico que nos conta a história da civilização ocidental, da cristandade e de um poderoso império. Uma cidade que pode mostrar de onde adquirimos certos valores...

Ainda assim, mesmo após algumas tentativas, posso dizer que não é a minha favorita.
Pra mim o melhor de Roma encontra-se no Hassler Hotel e no restaurante La Pérgola. Ah não posso excluir as comprinhas e os “gelatos” (pra quem ama sorvete como eu!).

Fizemos o turismo básico (que esta bem concentrado no centro histórico). Começamos pela Piazza di Spagna e sua célebre Escadaria (Spanish Steps). Esse é o centro turístico e uma região bem elegante com seus cafés, fontes e pela proximidade com a Via Condotti. Depois o Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo. Esse anfiteatro começou a ser construído em 72 d.c e concluído em 80. São 80 entradas para 55 mil pessoas que assistiam lutas entre gladiadores, que geralmente eram escravos obrigados a lutar até a morte para entreter a nobreza, e animais selvagens. Era o centro de lazer dos Romanos. Do Coliseu, seguimos pelo Fórum Romano (mesmo ingresso), um espaço aberto que concentrava toda a vida política judicial, religiosa e comercial. Algumas invasões bárbaras e incêndios contribuíram para a aparência atual do Foro. Com o declínio do Império Romano, começou o declínio do Fórum. Seguindo em frente, com o mesmo ingresso, seguimos pelo Palatino, ruínas das antigas residências dos imperadores e aristocratas. É um lugar bem agradável e arborizado.

Foro:

Palatino:

Partimos então na direção ao Pantheon e Piazza Navona. Por lá almoçamos em um daqueles restaurantes bem ruimzinhos e turísticos próximo a Fontana dei Quattro Fiumi, obra de Bernini (não vá, comida bem ruim!!). O Pantheon é um dos edifícios mais antigos e preservados de Roma. Ele foi construído em I d.C. Os cristãos diziam que o local estava tomado por demônios e com isso ele foi transformado em igreja.

Após pausa para o almoço, chegamos ao Vaticano e sua Piazza de San Pedro. Curiosidades: A Basílica de São Pedro é a maior igreja do mundo com seus 23.000m2. Lá é a residência do papa, principal centro do cristianismo e também onde alguns papas foram enterrados. Não perca a Capela Sistina com seus afrescos: “A Criação de Adão” e o ”Ultimo Julgamento” de Michelangelo. O destaque foi à subida até o Duomo ou a cúpula. Nunca subi tanto degrau na minha vida, foram aproximadamente uns 400 degraus. Haja Fé! Mas pelo menos conseguimos essas fotos incríveis (inclusive das escadas).



Por fim e para compensar tanto exercício, Gelato na Fontana Di Trevi (primeira foto de Roma). Esta é uma das fontes mais famosas de Roma e imortalizada em filmes com ”Dolce Vita”de Frederico Fellini. Tem que jogar uma moeda de costas e fazer um pedido (Pedir pra voltar a Roma!). Não perca o Gelato di San Crispino, que fica bem pertinho! Maaarrravilhoso, dos melhores!! Tem que pedir o gelato de Meringa all Cioccolato! (Via della Panetteria, 42 – atrás da Fontana).

Dia seguinte liberados para as comprinhas principalmente na Via Condotti e Via del Babuino, principais ruas de compras (de luxo, claro!!). Sinto que algumas lojas aqui têm mais produtos às vezes do que em Milão. Por outro lado, acho que o pessoal compra tanto que a Chanel, por exemplo, tinha pouquíssima coisa e em toda parte tinha MUITO turista!! E estamos falando de Roma no inverno, imagina no verão.

O melhor de tudo é que o Hassler Hotel fica a "walking distance" da Condotti próximo à Scalinata della Trinitá e os principais pontos turísticos de Roma. Sua decoração é clássica e linda, com abajures venezianos, cristais franceses, espelhos do século XIX. Ficamos no 3o andar que acabou de ser reformado. Maravilhoso! Em 2009 o hotel foi considerado pela "Travel and Leisure" o melhor hotel da Itália e o sétimo da Europa. O mesmo ainda conta com um restaurante estrelado no seu último andar, O Imago, que tem uma estrela Michelin e uma cozinha contemporânea. Vale destacar um conciérge sensacional e serviço impecável. Recomendo muito! (Piazza della Trinitá dei Monti, 6/ tel: +39 06 699340) http://www.hotelhassler.com/





O La Pérgola (também 3 estrelas pelo guia Michelin) é o melhor restaurante de Roma e também oferece uma linda vista. Pra mim, esse foi o grande destaque. Mais uma noite dessas inesquecíveis, num ambiente perfeito e comida indescritível. Junto com o Enoteca Pinchiorri, esse foi um dos melhores restaurantes que já comi na vida. Seu Chef, Heinz Beck veio nos cumprimentar. Ele esta no restaurante desde 1994 e é um desses Chefs renomados e premiados que cria pratos super sofisticados e com ingredientes fresquíssimos! A sua culinária respeita a tradição, mas também apresenta algo novo, diferente! Muito muito bom! A sua adega conta com mais de 53 mil garrafas, 29 escolhas de água (eles tem cardápio para água!), azeites incríveis. O Hotel onde fica o restaurante, o Cavaliere Hilton, também é muito elegante naquele estilo bem clássico, com pinturas, tapetes, porcelanas! Ah! O "Dress Code" exige paletó para os homens. Escolhemos mais uma vez o menu degustação, acompanhado de um Barolo Villeiro 1999 – F. Lli Brovia. Perfect!! Tudo maravilhoso!!! (Via Cadlolo, 101/ tel: +39 06 69934726)


Bom, isso pra mim é Roma. E repito: O Hassler e o La Pérgola são realmente inesquecíveis!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores